sexta-feira, 27 de maio de 2011

Como o GOOGLE funciona - PARTE 2


INCLUSÃO E EXCLUSÃO

Como visto anteriormente, o Google retorna páginas que contenham todas as palavras fornecidas. No entanto, muitas palavras comuns (como “com”, “a”, etc.) são ignorados por aumentarem consideravelmente o tempo de busca e raramente influenciarem nos resultados. Além disso, o Google nunca diferencia letras maiúsculas de minúsculas em suas buscas, e por padrão não considera acentuação. Para garantir que a palavra não seja descartada na busca, ou para garantir que ela será buscada com ou sem acentuação, exatamente como foi escrita (diferenciando “mao” de “mão”, por exemplo, mas sem diferenciar “mão” de “Mão”), adicione o símbolo de “+” imediatamente antes da palavra ou frase, sem espaços entre ela e o “+”, mas com espaço entre cada palavra. É possível ainda adicionar termos que você não quer que apareçam nos resultados através do símbolo “-“, e buscar por páginas que contenham um ou outro termo, através da palavra reservada “OR”, que deve ser sempre escrita em maiúsculas ou como o símbolo de barra vertical ( | ). Entrar com a busca, por exemplo
+segurança linux OR windows –“mac OS”
retornará páginas que contenham a palavra “segurança” escrita com “ç”, os termos “linux” ou “windows” (aceitando páginas que contenham pelo menos um desses termos), mas que não tenham a expressão “mac OS”.
É possível ainda utilizar parêntesis para agrupar termos a serem incluídos ou excluídos na pesquisa.

CURINGAS

O Google não aceita a utilização de símbolos especiais (também chamados de “curingas”) como a interrogação ( ? ) e o asterisco ( * ) para obter resultados variados. Pesquisar por “seg*”, por exemplo, não fará o Google procurar por “seguro” ou “segurança”.
No entanto, os caracteres ponto ( . ) e o asterisco ( * ) tem uma função especial no Google. O primeiro é um substituto para um único caractere, e o segundo para uma única palavra. Busque os termos
+uma*senstata

O Google vai retornar páginas que contenham frases como “uma abordagem sensata”, “uma medida sensata”, “uma maneira sensata”, etc. Já o ponto indica que apenas um caractere separa as duas palavras, e é geralmente usado para indicar espaços ou caracteres especiais de escape. Note que não devem ser colocados espaços entre os termos e os curingas.

OPERADORES AVANÇADOS

Um dos recursos mais poderosos do Google e ao mesmo tempo desconhecido pela maioria dos usuários são os ditos “operadores avançados”. Tais operadores ajudam a refinar sua busca de maneira impressionante e possuem a seguinte sintaxe:
Operador:termo_de_busca

Note que não devem ser colocados espaços entre o operador, o “dois pontos” e o termo de busca. Os diferentes operadores são:

- SITE: busca por termos que apareçam em qualquer ponto do endereço, incluindo caminho completo da página.
- INURL: busca por termos contidos em qualquer ponto da URL, sem considerar o caminho relativo.
- FILETYPE: exibe apenas arquivos com a extensão especificada (.html, .php, .exe, .pdf, etc). O ponto ( . ) não precisa ser incluído.
- INTITLE: busca por termos que apareçam no título da página, ou seja, entre os comandos HTML <title> e </title>. Esse é o texto que costuma aparecer no topo da janela de seu navegador Web.
Outros operadores:
- INTEXT: procura por termos contidos apenas no corpo do texto da página, sem considerar termos no título ou em links da mesma.
- NUMRANGE: esse operador foi recentemente substituído por uma sintaxe mais simples. Agora para procurar por páginas que contenham uma faixa qualquer de números, basta digitar PRIMEIRO..ÚLTIMO, onde PRIMEIRO é o número inicial, e ÚLTIMO é o final. Procurar, por exemplo, por “100..200” vai retornar todas as páginas que contenham pelo menos um número dentro dessa faixa.
- DATERANGE: busca apenas por páginas indexadas pelo Google em um intervalo entre duas datas diferentes. O valor da data, deve ser fornecido na forma conhecida como “Data Juliana”, um número inteiro que indica o número de dias passados desde 1 de janeiro de 4713 a.C.
Um conversor instantâneo de datas pode ser encontrado em http://www.onlineconversion.com/julian_date.html. Para utilizá-lo, modifique o dia, mês e ano desejado e utilize o valor retornado na caixa “Julian Date”.
- INANCHOR: busca por termos contidos nos links da página, ou seja, na palavra ou frase exibida entre os comandos HTML <a ...> e </a> das páginas.
- LINK: exibe páginas que contenham links para uma determinada URL, que deve ser passada como parâmetro para essa opção. Essa opção é extremamente útil para saber que páginas referenciam um determinado sítio ou página web.
- CACHE: exibe a versão armazenada pelo Google de uma determinada URL, que deve ser passada como parâmetro para essa opção.
- RELATED: busca por páginas similares (na opinião dos algoritimos de busca do Google) a página indicada na URL que deve ser passada como parâmetro para essa opção.
- INFO: exibe algumas informações que o Google possui sobre a URL indicada, que deve ser passada como parâmetro para essa opção.
Alguns operadores admitem o prefixo “ALL”, para indicar que todas as palavras a seguir devem ser incluídas na busca daquele operador. Por exemplo, buscar “ALLINTITLE:gama beta alfa” (sem aspas) vai retornar as páginas cujo título possui os três termos, independentemente da ordem em que aparecem.

O Google possui ainda uma calculadora embutida. Para usá-la, basta digitar uma expressão matemática e aguardar a resposta. A calculadora também entende constantes e faz conversões entre bases, pesos e medidas.

Frase da semana:
"Bem vindo a Internet, onde homens são homens, mulheres são homens e crianças são agentes da Polícia Federal."

Referências:
GOOGLE. Disponível em : http://www.google.com.br
SANCHES, Manuela. Como o Google funciona? Disponível em: http://www.enlinkbuiding.com.br/blog/seo-basico/como-o-google-funciona
MIGLIACCI, Paulo. Ataque ao Google mostra vulnerabilidade das melhores defesas. Disponível em: http://tecnologia.terra.com.br/interna/0..OI4224121-EI4802,00-Ataque+ao+Google+mostra+vulnerabilidade+das+melhores+defesas.html
MILAGRE. José. Google Forensic: Investigando Cybercrimes. Disponível em: http://imasters.com.br/artigo/9741/forense/google_forensics_investigando_cybercrimes
MOREIRA, Adenilson. A importância da Segurança da Informação. Disponível em: http://www.oficinadanet.com.br/artigo/1124/a_importancia_da_seguranca_da_informacao

Sérgio Schütz

Palavra: super potência

Olá! Pronto para o nosso primeiro papo cabeça? Para começar, quero que saiba que é uma grande satisfação poder trocar algumas ideias com você.
Vamos lá então? Comentar sobre filmes é escrever sobre um universo que transporta as pessoas para realidades diferentes, novas culturas, momentos felizes, tristes, cheios de ação. Por meio da telinha temos acesso a várias informações, que nos trazem sensações diversas, a partir das imagens, das trilhas musicais, dos temas, dos efeitos, dos diálogos, narrações, das PALAVRAS. Nosso ator preferido acabando com o mistério daquele filme de suspense: cada palavra é ouro naquele momento de tensão, esperamos ansiosamente para que ele fale tudinho, até o fim, para podermos desvendar os enigmas.
E falando em palavras, você já pensou em como elas têm poder? Elas podem mudar realidades, tornar nosso dia melhor ou pior, podem até mudar o curso da história. Um filme que traz isso é “O grande desafio”, com Denzen Washington, que na trama é o professor Melvin Tonson. A partir de metodologias diferentes, ele convence seus alunos do Wiley College, do Texas, a formar um grupo para participar de um campeonato de debates na Havard.
O filme, baseado em fatos reais, mostra que a boa argumentação é decisiva para conquistarmos confiança e respeito, mesmo quando o ambiente não conspira a nosso favor. Saber comunicar o que pensamos de forma organizada e com uma postura de respeito é um aspecto fundamental para chegarmos aos nossos objetivos. Os alunos do Wiley College acreditaram nisso e quer saber o que aconteceu? Então veja o filme e confira uma surpreendente e emocionante história. Fica aí a dica e o convite para falarmos a respeito.

Mas, antes de dar tchau, fiquem com um fragmento do poema “Romance LIII ou Das palavras aéreas” de Cecília Meireles (Romanceiro da Inconfidência (1953) - Momento literário: Modernismo – Segunda Fase). Vale a pena ler e pensar sobre a potência das palavras:


Ai, palavras, ai, palavras,
Que estranha potência, a vossa!
Todo o sentido da vida
principia à vossa porta;
o mel do amor cristaliza
Seu perfume em vossa rosa;
sois o sonho e sois a audácia,
calúnia, fúria, derrota...

A liberdade das almas,
ai! Com letras se elabora...

E dos venenos humanos
Sois a mais fina retorta:
frágil, frágil como o vidro
e mais que o aço poderosa!
Reis, impérios, povos, tempos,
Pelo vosso impulso rodam...

E ai? As palavras têm ou não têm muito poder? Pensem nisso e mandem e-mails.

Grande abraço

Mariana de Oliveira Wayhs
mawayhs@unicruz.edu.br

Olá! Meu nome é Mariana de Oliveira Wayhs. Resumindo, sou a Mari, uma Publicitária, com Especialização em Linguística, que trabalha no Núcleo Integrado de Comunicação da UNICRUZ na área de mídia, planejamento e redação. Gosto muito de escrever, por isso é um grande prazer poder compartilhar com você um pouco do que penso sobre as coisas, vida, mundo, filmes e o que eles podem trazer de bom. Adoro cinema, fazer maratona de filmes na companhia dos amigos, de uma pipoca e um delicioso brigadeiro. Você também gosta? Se a resposta for sim, temos muitas ideias pra trocar e será um prazer receber seus comentários e opiniões. Então é isso, fica ai o convite e SEJA BEM-VINDO!

terça-feira, 24 de maio de 2011

Outros sons

Olá, tudo bem?

Noite dessas, numa festa, ouvi uma música que me chamou atenção – e sons que tocam em festas não costumam me atrair. Mas aquele não era qualquer som, percebi. Não era dessas houses genéricas que se parecem umas com as outras. Lembro de ter falado para a minha namorada: “Barbra Streisand”. Ela não entendeu. É que ao longo de, sei lá, quatro, cinco minutos, o vocalista (ou robô) do projeto Duck Sauce limita-se a repetir o nome dessa cantora, compositora, atriz, diretora e produtora cinematográfica norte-americana (cortesia Wikipedia). Talvez seja essa economia linguística, sobre uma batida contagiante, o charme maior desse hit das pistas, tal qual, anos atrás, ocorreu com “Satisfaction”, de Benny Benassi. Mas é aquela história: mais umas baladas e “Barbra Streisand” voltará a repousar silenciosa em um verbete do Wikipedia. O globo espelhado dos hits é efêmero.

Tarde dessas, vindo ao campus, ouvi uma música que deu novo contorno às coxilhas que eu avisto todo dia. Era uma milonga, “Tapera”, do álbum Délibáb, o mais recente do Vitor Ramil, um gaúcho por quem eu nutro uma admiração tremenda. A milonga tem essa característica de ser contemplativa, um tanto melancólica, e na voz do Vitor Ramil, essas características ficam ainda mais evidentes. Délibáb é para ser ouvido num dia frio, com o minuano soprando. Um disco que vai ficando melhor e mais perene a cada audição.

Todo esse preâmbulo (exposição inicial, segundo o dicionário) foi para dizer que, a partir de agora, este espaço aqui no Papo Cabeça será para trocarmos ideias sobre música, algo que, suponho, você goste tanto quanto eu. E assim como numa época da vida precisamos estudar coisas tão díspares quanto matemática, química e português, preenchemos os espaços dessa mesma vida com rocks, milongas, eletrofunks e tantos outros sons – uns que vão passar, outros que vão ficar.

E você ainda pode acompanhar o Supersom, programa que vai ao ar todo sábado, com reprise às quartas-feiras, na Unicruz TV, canal 15 da Net Cruz Alta. Em breve, vamos disponibilizar alguns programas no youtube.

Abraço e até a próxima!

EcoPapo

A partir de hoje, uma vez por semana, notícias e comentários sobre ações em prol do meio ambiente no espaço EcoPapo. O tema de estreia não podia ser diferente lixo, reciclagem, coleta seletiva! Espero que gostem...

Para quem se liga nas questões ambientais a separação do lixo é essencial. Uma atitude simples e fácil de ser tomada. A separação deve se tornar hábito, por mais que se saiba que em Cruz Alta, ainda, não é feita a coleta seletiva, não custa nada cada um fazer sua parte. Além disso, muitas famílias sobrevivem da coleta de materiais recicláveis e ainda colaboram com o meio ambiente.

Fazer a separação é simples, basta destinar uma lixeira para materiais secos e outra para orgânicos. Se possível, o ideal é manter para o lixo reciclável quatro opções e separar papel, vidro, plástico e metal. Mas o indispensável, é ter cuidado com o descarte desses materiais, pois devem ser limpos e secos para poderem ser reaproveitados. Por exemplo, caixas de leite, suco, iogurte, podem sujar papeis tanto com os resíduos quanto com a umidade.

Manter os resíduos separados evita o acúmulo de lixo nos lixões e aterros, o que pode contaminar os solos, águas, animais e ainda a propagação de doenças. Separar é questão de consciência, muita coisa que poderia ser reaproveitada acaba nos aterros!

Aproveitando o assunto, vale comentar o exemplo da Universidade de Cruz Alta que realiza a Coleta Seletiva Solidária. Além de fazer a separação de lixo, a Unicruz encaminha os resíduos secos para as Associações de Catadores da cidade. Agora institucional, a separação do lixo começou como uma atividade de extensão, que desenvolveu o projeto “Profissão Catador: Entre o Viver e o Sobreviver do Lixo”. O Projeto auxilia na organização da associação e conseguiu viabilizar verbas, por meio do concurso promovido pela Petrobras, para financiar a criação de mais uma associação, treinar os catadores, comprar equipamentos de segurança e um caminhão e a construção de um galpão para armazenar o material.

Quem sou eu?


Sou jornalista e defensora do meio ambiente!Trarei informação e comentários sobre atitudes que podem melhorar o mundo. Acredito que cada um fazendo sua parte é possível tornar o mundo melhor sim!

Possibilidades do mundo virtual

Ter amigos é realmente maravilhoso e importante para nossa constituição emocional. São com os amigos que dividimos sonhos, anseios e dificuldades, que nos acompanham nos “programas de índio” e guardam nossos pensamentos mais secretos. Alguém que, por nos conhecer e entender nosso ponto de vista, possa nos defender como defende a si mesmo. É aquele que nos dá um “toque” quando é necessário. É a pessoa que compreende um simples olhar e não importa o tempo que passamos longe, a afinidade é sempre a mesma.
A amizade é ainda mais importante quando somos jovens, pois é o momento que estamos formando nossa personalidade. Gradativamente deixamos de ter nossos pais como únicos exemplos e buscamos fora da família outros espelhos e modelos para a formação da nossa identidade. Os amigos nos oferecem um novo universo em que podemos experimentar vários papéis até encontrar nossa essência, nossa própria maneira de ser. Aos poucos, sem perceber, gostamos mais de um tipo de música do que outro, acrescentamos peças novas ao guarda-roupa e até nossos hábitos ficam parecidos com nosso grupo social.
E onde entra o mundo virtual nisso tudo? Acredito que todos vão concordar comigo que as relações são bastante facilitadas pela internet, prova disso é que estou aqui “falando” com vocês. Nessa infinidade de possibilidades e fontes de informação é importante cada vez mais termos senso crítico e analisar o que serve e o que não nos serve no meio de tanta coisa. Oportunidades existem aos montes, tanto positivas quanto negativas, temos que saber filtrar o que realmente vai agregar coisas boas à nossa vida. Ter personalidade também é seguir nossos valores e princípios, fazer valer nossas vontades a pensar igual a maioria, buscando aproveitar tudo aquilo que as pessoas tem a nos oferecer de bom.
E é nesse sentido que pretendo utilizar o espaço destinado a mim nesse blog. Essa é minha primeira experiência virtual e espero que ela seja uma forma de crescimento mútuo, e que possamos compartilhar experiências e opiniões. Como sou Psicóloga e minha formação é na área de Recursos Humanos e Gestão de Pessoas, pretendo abordar aqui assuntos gerais relacionados à Psicologia, vida profissional e mercado de trabalho. Sugestões de assuntos são sempre bem-vindas. Espero que esse seja o início de novas possibilidades de comunicação e aprendizado e que possa contribuir de alguma forma para o desenvolvimento de todos nós.
Um abraço e obrigada pela oportunidade.
Adriana.
admedeiros@unicruz.edu.br

Como o GOOGLE funciona - PARTE 1

Olá amigos,

É um prazer poder passar para vocês um pouco do conhecimento que a vida e o profissionalismo me legou. Semanalmente estarei postando artigos referentes à Tecnologia da Informação (hardware, software, SO), enfim, o que se refere à tão temida INFORMÁTICA, que hoje é uma realidade, segredos que estão embutidos dentro dos softwares gerenciadores de informação.
Para começar, estarei demonstrando algumas técnicas que estão dentro do maior site de buscas, o Google.
É raro encontrar alguém hoje em dia que use a Internet e não conheça a ferramenta de busca "Google". Trata-se de um fenômeno da Internet atual devido especialmente a sua rápida resposta, algoritimos sensatos de classificação de páginas e sua enorme base de dados. Mas para ter essa base de dados, o Google (e ferramentas de busca em geral) são se preocupa em discriminar páginas e arquivos públicos de dados sensíveis, contando apenas com a boa administração de cada servidor para impedir a inclusão de dados sensíveis nos resultados de buscas.

COMO O GOOGLE FUNCIONA

A primeira coisa a entender é que quando você faz uma busca no Google, você não está realmente buscando a web, mas sim o índice do Google na web, ou pelo menos o quanto dessa podemos encontrar.
Fazemos isso com um software chamado "aranha" (ou spider). Os spiders começam a buscar algumas páginas webs, seguem os linkis nas páginas e buscam as quais esses links apontam, acompanham todos os links nessas outras páginas e assim por diante, até que tenham indexado um bom pedaço da web - muitos milhões de páginas armazenadas em milhares de máquinas.
Agora, vamos que você queira saber o quão rápido um leão pode correr. Você digita na busca: "velocidade corrida leão" e o Google busca em seus índices todas as páginas que incluem esse termo de busca.
Como o Google decide quais documentos você realmente quer (fatores que influenciam o ranking)? Fazendo perguntas - mais de 200 delas. Como:
  • Quantas vezes essa página contém as palavras-chave?
  •  As palavras aparecem no título, na URL, diretamente adjacentes?
  • Será que a página inclui sinônimos para essas palavras?
  • Esta página vem de um site de qualidade alta ou de qualidade baixa, até mesmo spammy?
  • Qual o Page Rank dessa página?
Essa é a fórmula criada no Google que pontua as informações de uma página, baseado na quantidade geral para cada página, então o resultado de sua busa é enviado, cerca de meio segundo depois de você fazê-la. Vamos da uma olhada no resultado da pesquisa:
  • Cada entrada inclui um título;
  • Uma URL;
  • E um trecho do texto para me ajudar a decidir se esta página é o que estou procurando.
Podemos ver também:
  • Links para páginas semelhantes;
  • A versão mais atual daquela página armazenada pelo Google.
Assim o Google cria seus índices.

Até a próxima semana.

Ah, já ia esquecendo ...
Frase da semana:
"Internet Explorer é o navegador mais usado ... para baixar outros navegadores."

Referências:
GOOGLE. Disponível em : http://www.google.com.br
SANCHES, Manuela. Como o Google funciona? Disponível em: http://www.enlinkbuiding.com.br/blog/seo-basico/como-o-google-funciona
MIGLIACCI, Paulo. Ataque ao Google mostra vulnerabilidade das melhores defesas. Disponível em: http://tecnologia.terra.com.br/interna/0..OI4224121-EI4802,00-Ataque+ao+Google+mostra+vulnerabilidade+das+melhores+defesas.html
MILAGRE. José. Google Forensic: Investigando Cybercrimes. Disponível em: http://imasters.com.br/artigo/9741/forense/google_forensics_investigando_cybercrimes
MOREIRA, Adenilson. A importância da Segurança da Informação. Disponível em: http://www.oficinadanet.com.br/artigo/1124/a_importancia_da_seguranca_da_informacao

Sérgio Schütz
seschutz@unicruz.edu.br 

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Essa moda pega!

Daí Galera! Blz! Meu nome é Aline, segundo dizem meus pais, nome inspirado em uma música francesa chamada “Aline”, e que deve ter inspirado muito outros pais na época, pois tenho várias amigas e conhecidas com o mesmo nome. Bem, não se preocupem que não estou aqui para falar sobre minha pessoa e sim para trazer as novidades que podem “rolar por ai”, ou melhor o que “tá na rua”. Apenas citei um exemplo de que a “Moda Pega!”, pois assim como meu nome foi moda na época tem os que são da modinha de hoje. Mas como a moda sempre volta um dia, isso acontece com os nomes também, porque temos visto muitos nomes antigos “por aí”.
Nomes, comidas, falas, roupas, acessórios, carros, músicas, seja lá o que for de novo, ou diferente, todos, seguindo ou não seus estilos, procuram às novas tendências ou as modinhas, pois sei que ninguém quer ficar fora delas. E com a variedade de mídias que temos acesso fica ainda mais difícil não fazer parte destes momentos que, de uma certa forma, nos deixam com a autoestima ainda melhor.
Claro! Como uma publicitária, logo, logo Relações Públicas, não iria deixar de citar a mídia no texto. Quero comentar que minha profissão não foi escolhida por que estava na moda, mas por vocação, como dizia minha avó paterna.
Ok! Apresentada! Agora é aguardar as próximas tendências, que nunca faltam, para que eu possa comentar.
Mande sugestões ou criticas para agoularte@unicruz.edu.br
Abraços! Esse posso citar, pois ainda não saiu da moda! hehehehe

Eu sou?


Aline ou podem me chamar de Ali, sou formada em Publicidade e Propaganda e estou no último semestre de Relações Públicas. Trabalho no Núcleo Integrado de Comunicação da Universidade de Cruz Alta. Amo o que faço! Já estou adorando trocar ideias com vocês! abraços