sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Entrevista de emprego

Para se destacar em uma entrevista de emprego primeiramente é importante chegar até a entrevista de emprego, e isso será através do seu currículo. Então, optei por começar nossa conversa sobre esse documento tão importante e que muitas vezes é deixado de lado. Creio que todos os processos seletivos iniciam pela triagem dos inúmeros currículos recebidos nos setores de RH, portanto é ele que carrega a primeira impressão da pessoa dentro de uma instituição. Por isso, é necessário estar bem elaborado, abrindo portas e contribuindo para uma imagem positiva do candidato.


O primeiro cuidado é com a apresentação: deve ser limpo, organizado e com a formatação padronizada. Erros de ortografia nem pensar. Deve ser sucinto e conter apenas informações relevantes para a vaga que você está pleiteando. Mantenha os dados atualizados, para não correr o risco de seu currículo ser selecionado e a empresa não conseguir contatá-lo para participar da entrevista. Ao relatar experiências profissionais ou de estágio, lembre-se de mencionar o período e as principais funções desempenhadas. As atividades e qualificações complementares também devem ser informadas, dando preferência para as que são relevantes para o cargo em questão, então, dispense a aula de balé ou o curso datilografia feito em 1998 (risos).


A preparação para a entrevista também é importante. Antes de comparecer, certifique-se do endereço e saiba quanto tempo levará o trajeto, evitando atrasos e, se possível, chegando ao menos com 10 minutos de antecedência. Buscar informações gerais sobre a empresa pode ser uma boa sacada, vale conferir seu site para isso. Procure usar roupas, perfume e maquiagem (no caso das mulheres) discretos e adequados para a ocasião.


No momento de responder aos questionamentos do entrevistador, sempre procure ouvir com atenção. Algumas oportunidades são perdidas apenas porque as pessoas não escutam o que está sendo perguntado. Fale com clareza e demonstre suas intenções e interesses em trabalhar na empresa, e sempre, sempre olhe nos olhos. Mas, caros leitores, a melhor sugestão que posso dar a vocês é dizer a verdade. Não tente parecer algo que não é, até porque a empresa já tem um perfil em mente que deseja recrutar, e talvez justamente as características que você está tentando esconder serão as valorizadas pelo entrevistador. Não há candidato ruim nem candidato bom, apenas existem pessoas com diferentes habilidades e que são mais ou menos adequadas para determinadas atividades. Se você não for sincero, além de poder passar uma imagem de falta de autenticidade, a empresa criará uma expectativa irreal de suas qualificações, causando talvez um dano muito maior do que o de não ser selecionado para um cargo que não combina com você.



Um abraço,


Adriana Medeiros




Entrar na mente, plantar ideias e mudar destinos. Hoje vamos dar play no filme “A Origem”.

Várias são as ficções científicas que nos fazem pensar no limite da realidade, até que ponto aquilo pode chegar um dia a deixar de estória e virar História? Isso é difícil de saber, mas é certo que essas tramas inquietam nossos pensamentos.

“A origem” tem uma proposta inovadora, levar a espionagem para um lugar diferente, para dentro dos sonhos das pessoas. Nesse ramo, Cobb (Leonardo DiCaprio) é um dos melhores, por isso recebe a proposta de Saito (Ken Watanabe), um empresário japonês para entrar na mente de Richard Fischer (Cillian Murphy), o herdeiro de um império econômico, e plantar a ideia de desmembrá-lo. Motivado pelo fato de que essa missão pode fazer com que Cobb, impedido de entrar nos Estados Unidos pela morte de Mal (Marion Cotillard), volte a ver seus filhos, ele aceita o desafio e a ação toma conta da telinha.

Com uma equipe ousada e corajosa, ele monta todo o cenário para ter sucesso nesse trabalho nada comum. Eles penetram em camadas profundas e delicadas do sonho e muitas situações tensas acontecem.

Achei o filme impressionante e totalmente surpreendente. Para ser sincera, quase nem pisquei. Nessa trama tudo é possível, roubar segredos valiosos revelados pelo inconsciente das pessoas nos sonhos, plantar novas formas de pensar. Outras perspectivas se abrem e essas horinhas de ficção permitem uma verdadeira viagem pelo desconhecido.

Melhor que esse, na minha opinião, somente “A Ilha”, outro filme repleto de ação e coisas que fogem do real.

Confiram os dois! Vale a pena viver breves momentos de pura ficção!

Até a próxima!

Mariana de Oliveira WayhsPublicitária
mawayhs@unicruz.edu.br

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Filosofia punk

O Green Day é a melhor banda punk da história, segundo os leitores americanos da revista Rolling Stone. Ao ler a chamada pra essa notícia na internet não pude deixar de lembrar do filósofo Friedrich Nietzsche.


Eu até gosto do Green Day. Ouvi muito o álbum Dookie, uma sucessão de petardos de três acordes pra lá de bacana. E acho comovente o clipe de Wake me up when september ends, música que a nossa colega Rúbia, a noticiarista aqui do Papo Cabeça, curte ainda mais.


Mas daí a dizer que o Green Day é melhor que Ramones, The Clash ou Sex Pistols é fazer Nietzsche debater-se no túmulo. O pensador alemão não entra nessa história por acaso, da mesma forma que aparecia naquelas saudosas conversas de mesa de bar entre meu amigo Everton Maciel e eu. O Everton fez Filosofia e é fã de Nietzsche, o velho Nietz, que é como ele se refere ao cabeção. E ele curtia pra caramba falar sobre o super-homem e outras teorias nietzschianas que eu nunca entendi muito bem.


Pois há uma corrente de pensamento segundo a qual Nietzsche seria uma espécie de precursor do movimento, um proto-punk. Ora, ele foi o pai do niilismo (algo como não acreditar em nada), tinha a ver com o “do it yourself” (faça você mesmo), era avesso ao fato de as pessoas aceitarem as imposições sociais, foi um revolucionário, um contestador – ei, isso tudo não te parece punk? E seguindo essa linha de pensamento, penso que Nietzsche, se estivesse vivo, ficaria entediado ouvindo Green Day. Ele ia gostar do Sex Pistols.


O Everton, com inquestionável propriedade, discorda. “Ele foi bem pesado pra muitas coisas, ao que parece. Mas foi leve pra outras. Tem historiador que diz que ele foi tranquilo, calmo e simpático com as vizinhas velhinhas”, me explica ele, pelo MSN, logo emendando: “Agora, se tu desse Sex Pistols pra ele ouvir, acho que não chamaria de música”.


Seja como for, se essa divagação tiver despertado a vontade de ler mais sobre o velho Nietz e suas nada vãs filosofias e de ouvir Sex Pistols, já terá valido a pena. Ok, Green Day também vale.


Em tempo: meu amigo Everton, quase mestre em Filosofia, escreve em oblogdocapeta.blogspot.com. Vale uma visita.

Ricardo Bonfanti
Jornalista - NIC

Quem são as equipes do Desafio Papo Cabeça?

O Desafio Papo Cabeça já está em andamento e 28 equipes de toda a região estão participando. Nesta quarta-feira (10), inicia a segunda fase desta primeira etapa, por meio de jogos on line. Os desafiantes devem estar preparados para atividades dinâmicas e que vão exigir raciocínio lógico.

Você quer saber com que equipes a sua está disputando uma filmadora, kit esportivo netbooks e uma sala multímida para a Escola? Veja abaixo:


Equipe: Tercerengers
Cidade: Cruz Alta
Escola: Santíssima Trindade

Equipe: Mandrake e os Cubanos
Cidade:Palmeira das Missões
Escola: Três Mártires

Equipe: Barométricos
Cidade: Tapera
Escola : Dionísio Lotário Chassot

Equipe:Ladonis
Cidade:Ibirubá
Escola: Sinodal

Equipe:Imaculada
Cidade: Tapera
Escola: Instituto Imaculada Conceição

Equipe: Coelhinhos Ninjas
Cidade: Cruz Alta
Escola: Margarida Pardelhas

Equipe: HW
Cidade: Cruz Alta
Escola: Hildebrando Westphalen

Equipe: Aki ki bomba
Cidade: Condor
Escola: Agostina Dill

Equipe: Amendobobos
Cidade: Cruz Alta
Escola: Annes Dias

Equipe: Mais Além
Cidade:Ijuí
Escola: Otávio Brochado da Rocha

Equipe:Terceiro Cocacola
Cidade: Santa Bárbara
Escola: Blau Nunes

Equipe:Fúria
Cidade: Salto do Jacuí
Escola: Miguel Calmon

Equipe: Freire
Cidade: Panambi
Escola: Paulo Freire

Equipe:Os Haletos
Cidade:Cruz Alta
Escola: Margarida Pardelhas

Equipe:Los Desafiados
Cidade: Panambi
Escola: Poncho Verde


Equipe: Gangrena
Cidade: Selbach
Escola: Adão Seger

Equipe: Cabeçaseeemat
Cidade: Arroio do Tigre
Escola: Arroio do Tigre

Equipe: Neuronioseeemat
Cidade:Arroio do Tigre
Escola: Arroio do Tigr

Equipe: Impacto
Cidade: Fortaleza dos Valos
Escolas: Leopoldo Meinen

Equipe: Os Akinators
Cidade: Santa Bárbara
Escola: Blau Nunes

Equipe: Delta N - Variação de Normalista
Cidade: Palmeira das Missões
Escola: Borges do Canto

Equipe:Terceirão 4.0
Cidade: Salto do Jacuí
Escola: Castelo Branco

Equipe: Winners
Cidade: Ijuí
Escola: Antônio Padilha

Equipe: Antônio Padilha
Cidade:Ijuí
Escola: Antônio Padilha

Equipe: Os Sem Floresta
Cidade: Ijuí
Escola: Antônio Padilha

Equipe: Terceirão do Jonny
Cidade: Santa Bárbara
Escola: Blau Nunes

Equipe: Metamorfose
Cidade: Espumoso
Escola: Ruy Piegas

Equipe: Bope
Cidade: Cruz Alta
Escola: Belarmino Cortes

Domine os recursos de sua câmera fotográfica digital


Está a fim de tirar fotos cada vez mais bacanas aprendendo a combinar os principais ajustes de seu equipamento? O site CameraSim permite, através de simulações, entender como os recursos de uma câmera profissional, semi-profissional, ou mesmo caseira, funcionam.

Acesse o site http://camerasim.com/camera-simulator.html. Role a página até aparecer a imagem da menina. Abaixo da imagem estão os recursos que você irá utilizar para simular suas fotos. Vale ressaltar que o site está em inglês. Mas, isso não compromete tanto assim a compreensão das ferramentas.


A dica é selecionar o modo (Mode) manual. Dessa forma, você terá livre acesso às mais variadas combinações dos recursos fotográficos disponíveis. O site abre com uma combinação bem equilibrada desses recursos. Se você clicar no botão Snap Photo (para bater a foto), à direita, logo que abrir a página, verá que a imagem resultante estará adequada em termos de iluminação e foco. O mais interessante agora é começar a alterar a configuração da abertura do diafragma, da velocidade do obturador, do fator ISO e perceber os resultados.

Para explorar os recursos fotográficos, experimente as seguintes dicas:

- A Velocidade do Obturador (Shutter Speed) define o tempo que o obturador ficará aberto, permitindo a entrada de luz no interior da câmera. Velocidades altas (tempos curtos), apesar de proporcionarem a entrada de menos luz, reduzem o registro de rastros provocados pelos movimentos do objeto fotografado. Observe como a imagem do catavento deixa menos rastros conforme você aumenta a velocidade do obturador;

- A Abertura do Diafragma (Aperture) define o tamanho do orifício de entrada de luz na máquina. Naturalmente, quanto maior, mais luz entra. Combinado com a velocidade do obturador, você pode encontrar um ponto de equilíbrio para a iluminação da cena: quanto mais rápida a velocidade do obturador, maior a abertura do diafragma, compensando a falta de luz. Mas isso não é uma regra, apenas uma sugestão. Naturalmente, você pode encontrar outras formas de compor uma boa foto. A abertura do diafragma, no simulador, varia de f2.8 (maior abertura) a f36 (menor abertura); - O ISO indica a sensibilidade do Sensor da máquina à luz. Quanto maior o valor do ISO, mais sensível a máquina ficará (absorverá mais luz). O cuidado é que valores mais altos geram imagens com tendência a ruído, principalmente nas tonalidade mais escuras. ISOs mais baixos, apesar de necessitarem de mais luz, resultam em imagens com menos ruídos (mais limpas e nítidas);

- A distância estabelecida pelo ajuste das lentes da câmera (Focal Lenght), que pode ser interpretado como zoom óptico, além de aproximar o objeto principal da foto, combinado com outros ajustes da máquina, como a abertura do diafragma, ou a própria distância real entre câmera e objeto, pode dar destaque para o primeiro plano da imagem, desfocando o fundo, ou criar uma imagem com profundidade de campo, focando igualmente primeiro plano e fundo. Depois dessas dicas, comece a fazer os testes com a sua máquina virtual. Mas, não esqueça de que esses recursos são apenas suporte para o principal diferencial de uma boa fotografia: a criatividade.

Abração, bons registros e até a próxima.

Jeison Costa – Publicitário
jertel@unicruz.edu.br

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Segundo semestre


Depois de uma rápida pausa, um recreio espichado, recomeçamos o segundo semestre. Com ele a certeza de que o final do ano está aí. Não parece, mas ele chega muito rápido. Com isso, é necessário não somente passar de ano, mas garantir as médias e depois decidir que rumo seguir.

Todo mundo sabe que a corrida se ganha na largada. No estudo não é diferente. As melhores notas devem ser alcançadas na largada do ano. As primeiras provas já devem garantir aquela “gordurinha” a mais para ter o que queimar quando a situação apertar. Essa é uma estratégia que sempre dá certo. Para quem largou atrás e tem notas a recuperar, é bom que se diga, nada está perdido, mas não dá para dar mole. É hora de recuperar o terreno e garantir logo boas notas.

É hora também de começar a pensar na Universidade. Que curso fazer, que caminho seguir, afinal, o que escolher? Esse é um momento de serenidade, busca, aconselhamento, observação e tranquilidade. Essa escolha deve ser feita pensando, por exemplo, em como será minha vida daqui a dez anos? Tentar enxergar-se como profissional. Não despreze o conselho do pai e da mãe, a final de contas eles conhecem os atalhos da vida e podem ajudar muito nessa decisão. Na verdade, os pais devem ser nossos principais conselheiros. Ninguém como eles têm mais interesse de que as coisas dêem certo.

Então galera, tem muita coisa boa para acontecer. Curtam muito os bons amigos, especialmente, nessa reta final do ensino médio. Depois os caminhos nem sempre vão se cruzar. Esse é um momento único de convivências e alegrias que vão fazer parte da história de cada um. O melhor de tudo é que a chegada na Universidade está cada vez mais perto, e um outro mundo de possibilidades está esperando...


João Verissimo
Jornalista Coordenador NIC-UNICRUZ
verissimo@unicruz.edu.br

Sacolas plásticas em discussão


Oii pessoal! Já escrevi sobre sacolas plásticas por aqui, mas o assunto foi tema de nova pesquisa no Rio Grande do Sul, também pela Associação Gaúcha de Supermercados, que descobriu que os gaúchos são contra a proibição do uso das sacolas.

Desde aquele post novas discussões foram realizadas em diversos municípios, mas pouca coisa mudou. Na cidade de Santo Ângelo, que havia citado como exemplo aqui da região, o prefeito vetou o projeto de lei que proibiria o uso das sacolas em estabelecimentos comerciais.

O anúncio do resultado da enquete mostra o que já se esperava, as pessoas sabem dos malefícios do plástico no meio ambiente, mas “precisam” dos sacos plásticos para descartar o lixo. Em muitos mercados se vê pessoas com sacolas retornáveis e até mesmo utilizando caixas de papelão para levar as compras para casa. O problema é realmente com o lixo. Sem incentivo às produções de outros materiais que causem menos dano ao meio ambiente e que sejam práticas como as sacolas, por que a população vai querer abolir o plástico?

Essa discussão ainda vai levar anos para ser solucionada, mais ainda para todos aderirem, porém, é uma necessidade. A questão é como realmente fazer para descartar o lixo?

Na região de Cruz Alta, o Corede Alto Jacuí realizou o 1º Fórum de Sustentabilidade que debateu sobre o futuro da região no descarte dos resíduos sólidos urbanos, o nosso lixo de cada dia. Sinal de que há preocupação, o futuro já está aí, bem perto, ainda mais em ações em longo prazo como em defesa do meio ambiente.

E aí, o que ou qual vocês acham que seria a melhor forma?

Dica de como usar jornal para colocar lixo:

http://ecorretosomos.blogspot.com/2010/10/ecorreto-somossaco-de-lixo-de-jornalnao.html

Tempo de decomposição do lixo:

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-reciclagem/decomposicao-do-lixo.php