quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Conquista recompensada


Os campeões da primeira etapa do Desafio Papo Cabeça, realizado pela Universidade de Cruz Alta, já se preparam para a grande final. O clima é de empolgação entre os 29 alunos de terceiros anos do Instituto Estadual de Educação Annes Dias, de Cruz Alta. Na manhã desta quinta-feira (22), no auditório da escola, eles receberam a premiação pela conquista. Cada um dos estudantes que integram a equipe Amendobobos ganhou uma mochila personalizada, e a instituição foi contemplada com uma filmadora.

Mais do que prêmios, os jovens ganharam elogios e incentivos que vão levar para a vida inteira. “De amendobobos vocês não têm nada”, disse o coordenador do Núcleo Integrado de Comunicação (NIC) da Unicruz, responsável pela gincana, Jeison Costa. Ele agradeceu a equipe por ter aceito o convite para participar e disse que os alunos do Annes Dias “corresponderam acima da expectativa”.

O vice-reitor de Administração da Universidade, Fábio Dal-Soto, também elogiou a equipe. “Vocês demonstraram ter iniciativa e criatividade, o que é muito importante para a profissão que vocês vão escolher”, afirmou.

A diretora do Annes Dias, Elisabete Zavaglia Silva, e o professor coordenador da equipe, Jorge Pittan, exaltaram a iniciativa da Unicruz de criar o Desafio Papo Cabeça, já que a Universidade amplia sua presença junto à comunidade. “Participar da gincana colaborou no sentido do conhecimento”, observou a diretora, acrescentando que os alunos estão se desafiando.

O professor coordenador revelou o segredo do êxito dos Amendobobos. “Uma gincana se vence com iniciativa, criatividade e garra”, afirmou, para logo acrescentar, arrancando aplausos dos alunos: “Vamos à final”.

Representando os colegas, a coordenadora da equipe, Brenda Cristina Silva, destacou que, além da experiência e do conhecimento obtidos, a gincana proposta pela Unicruz serviu para unir o grupo, que se preparou bastante para a fase on line e agora está na expectativa da próxima etapa.

E foram os próprios estudantes que ajudaram no sorteio das equipes para os confrontos da próxima etapa do Desafio Papo Cabeça, que vai consistir em um programa na Unicruz TV, a partir de outubro.

Equipes que vão se enfrentar:
1º programa: Equipe Ladonis, Escola Sinodal (Ibirubá) x Equipe Neurônioseemat, Escola Arroio do Tigre (Arroio do Tigre)
2º programa: Equipe Gangrena, Escola Adão Seger (Selbach) x Equipe Barométricos, Escola Dionísio Chassot (Tapera)
3º programa: Equipe Amendobobos, Instituto Annes Dias (Cruz Alta) x Equipe Os Haletos, Escola Margarida Pardelhas (Cruz Alta)
4º programa: Equipe Metamorfose, Escola Dr. Ruy Piegas Silveira (Espumoso) x Equipe Os Akinators, Colégio Blau Nunes (Santa Bárbara do Sul)

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

O verde das árvores


Estava refletindo sobre esse título de “rua mais bonita do mundo” que fica em Porto Alegre, a Gonçalo de Carvalho, confesso que fui surpreendida com a informação e orgulhosa, claro, por ela estar no Rio Grande do Sul. Mas deixando o bairrismo de lado, existem lugares mais bonitos, na minha opinião. Sinceramente, ruas cobertas por árvores não considero novidade alguma, para quem conhece cidades mais arborizadas como Curitiba, Maringá, estas no Paraná, e outras tantas até mesmo no Estado. A notícia principal, pra mim foi realmente a valorização do verde! Imagens muito lindas do “corredor verde no meio de prédios” foram publicadas em diversos sites.

As árvores são muitas vezes vistas como “problemas” porque exigem cuidados. Um deles é a poda, o outro, é no próprio plantio, que requer estudos para evitar que algumas espécies com raiz muito grande, por exemplo, danifiquem calçadas e as frutíferas, que podem causar acidentes. Para evitar imprevistos é aconselhável sempre procurar a secretaria de Meio Ambiente de cada cidade antes de escolher a melhor muda, já que um especialista fará a avaliação do local também para evitar que a árvore sofra com a falta de espaço. É uma atitude simples, mas que exige consciência.
A verdade, confirmada pela escolha da rua da Capital, é que as árvores embelezam as cidades. Mas também amenizam o calor, são responsáveis pela absorção de grande volume de água (conforme a proporção de árvores) evitando até mesmo enchentes, devido a falta de escoamento causada pelo asfalto, além das sombras para veículos e pedestres e um ar “mais puro”.
Nesta quarta-feira, 21 de setembro, é comemorado o dia da Árvore. Então, você já plantou uma árvore? Um bom dia para começar a ajudar o planeta a ficar mais verde, não acha? Mas não precisa ser uma árvore muito grande não, pode ser uma flor, vamos plantar a semente da preservação, admiração e respeito pela natureza. Agora, se puder, plante mesmo e acompanhe ela crescer, vai ser uma experiência incrível!

Obs: e já que ontem foi "Dia do Gaúcho", vamos admirar o que é daqui "sirvam nossas façanhas de modelo a toda terra" , como diz a letra do nosso hino, e que muitas outras cidades se espelhem na Gonçalo de Carvalho! Fotos da FolhaPress.

DESAFIO PAPO CABEÇA - Equipe vencedora da primeira etapa recebe premiação amanhã

Nesta quinta-feira (22), a Comissão Organizadora do Desafio Papo Cabeça fará a entrega à Equipe Amendobobos do Instituto Professor Annes Dias de Cruz Alta, da premiação como vencedora da primeira etapa da gincana. Os alunos integrantes da equipe receberão uma mochila personalizada e a Escola uma filmadora.

Na ocasião também será feito o sorteio dos confrontos entre as oito equipes que passaram à próxima etapa do Desafio e que participarão do programa na Unicruz TV, a partir de outubro.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011





Paisagens belíssimas, calor e samba no pé! Haja asa para voar no desenho animado “Rio”. A perfeição da reprodução da cidade do Rio de Janeiro, e uma história emocionante de amor e amizade, tomam conta da telinha.


Blu, a arara azul vítima de tráfico de animais, acaba sendo retirada de seu habitat natural e levada para os Estados Unidos. Devido a um pequeno acidente, em virtude da neve da fria Minnesota, ele acaba caindo do caminhão no qual estava sendo transportado. Para sua sorte é encontrado por Linda, que passa a ser sua família.


Eles vivem em plena harmonia, até um cientista brasileiro, chamado Túlio, aparecer e informá-los que Blu é a única arara azul macho da espécie e precisa que seja levado até o Brasil para reprodução. No início, Blu e Linda relutam, pois têm medo do que pode acontecer. Depois, decidem ir tendo em vista a importante missão de Blu.


Já de chegada, Blu conhece uns amiguinhos bem legais e divertidos e parece que tudo está correndo bem, até ser levado para a reprodução com a arara Jade que, de início, não é nada hospitaleira. Já no primeiro encontro, eles são sequestrados pelos traficantes de animais, deixando Linda arrasada. Ela e Túlio iniciam uma busca cheia de aventuras para encontrar Blu, que também vive momentos surpreendentes e faz grandes amizades.



O filme é encantador, pois além dos desenhos das personagens que são irresistíveis, ele mostra o valor da amizade, do amor, do respeito aos animais, a importância de ajudar na construção de novas realidades.


Vale a pena ver e dar boas risadas com uns passarinhos da pesada!
Não tem como não voar junto nessa bela aventura.

Até breve

Abraço

Mariana de Oliveira Wayhs – Publicitária
mawayhs@unicruz.edu.br